A Origem do Movimento Hare Krishna

Por Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

 

 

 

    O Senhor Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu, o grande apóstolo do amor a Deus e pai do movimento de sankirtana, adveio na cidade de Navadvipa, na Bengala, Índia. Isto ocorreu em fevereiro de 1486, pelos cálculos cristãos.

    Pela vontade do Senhor, ocorreu um eclipse lunar naquele noite. É costume do povo hindu se banhar no Ganges ou em qualquer outro rio sagrado durante as horas de eclipse e cantar mantars védicos para purificação. Quando o Senhor Caitanya nasceu durante o eclipse, toda a Índia ressoava com o som sagrado de Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama rama, Hare Hare.

    Esses dezesseis nomes do Senhor são mencionados em muitos PuranasUpanishads, e são descrito como "Taraka-brahman", os nomes para esta era. Está declarado nos shástras, as escrituras autorizadas, que o cantar sem ofensas dos santos nomes do Senhor pode liberar uma alma caída do enredamento material. Há inumeráveis nomes para o Senhor, tanto na Índia como em outros lugares, e todos são igualmente bons porque todos indicam a Suprema Personalidade de Deus. Mas porque estes dezesseis nomes são especialmente recomendados para essa era, chamada Kali-yuga, é melhor para as pessoas seguir o caminho dos grandes acharyas, os professores santos que alcançaram o sucesso pela prática deste sistema.

    A coincidência do aparecimento do Senhor com o eclipse lunar deixa claro qual seria a missão do Senhor. Essa missão era pregar a importância de cantar os santos nomes de Deus nesta era de Kali, ou era de desavenças. A era atual testemunha desavenças mesmo por coisas insignificantes. E, se tais práticas forem executadas sem ofensas, é certo e seguro que tais pessoas gradualmente irão alcançar a perfeição espiritual sem o esforço de terem de passar por métodos rígidos de yoga ou ascetismo.

    Durante o sankirtana, os eruditos e os tolos, os ricos e os pobres, os hindus e os mulçumanos, os inlgeses e os indianos, a pessoa comum e o sacerdote, todos podem receber a vibração trancendental de Hare Krisnha através da audição, e a partir daí limpar a poeira do espelho da mente.

    No Srimad-Bhagavatam, está declarado: "Nesta era de Kali, as pessoas que forem suficientemente inteligentes irão adorar o Senhor e Seus associados através da execução de sankirtana-yajña (sacrifício)." Desta forma, o Senhor Caitanya e Sua inauguração do movimento de sankirtana não forão invenções, senão que apresentam a concretização do que é declarado nas escrituras reveladas, assim como o apareciemnto do Senhor Buda, de Sankara Acarya, e todos os avataras é predito na literatura Védica. E, para confirmar a missão do Senhor, todas as pessoas do mundo irão aceitar o santo nome de Deus como a plataforma comumpara a religião universal da humanidade.

    Assim, o advento do santo nome ocorreu juntamente com o advento do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu. Quando o Senhor estava no colo de Sua mãe, a criança imediatamente parava de chorar assim que as senhoras ao redor começavam a cantar o santo nome enquanto batiam palmas. Esta peculiaridade foi observada pelos vizinhos do Senhor com respeito e veneração. Ás vezes, as jovens damas se divertiam fazendo-O parar cantando Hare Krisnha, Hare Rama. Desde a infância, o Senhor começou a pregar a importância do santo nome.

    Com dezesseis anos, Ele Se tornou o maior erudito de toda a Índia, conhecido como Nimai Pandita. Ele então casou-se com grande pompa e começou a pregar o movimento Hare Krishna em Navadvipa. Alguns dos brahmanas ali logo ficaram invejosos e puseram muitos obstáculos em Seu caminho chegando a se queixarem d'Ele com o magistrado mulçumano [a Índia era dominada por um governo mulçumano na época]. O Kazi, como era chamado este governante, levou essas queixas a sério, e a princípio, alertou os seguidores do Senhor Caitanya a não cantarem o nome de Krishna em voz alta. Mas o Senhor Caitanya pediu a seus seguidores que desobedecessem às ordens do Kazi, e eles continuaram com suas celebrações de sankirtana como de costume.

    O Kazi então enviou policiais que quebraram algumas mrdangas (tambores) durante o sankirtana. Quando o Senhor Caitanya ouviu sobre isso, Ele organizou um movimento de desobediência civil na Índia - e pela causa certa. Ele organizou uma procissão de cem mil homens, com milhares de mrdangas karatalas (címbalos de mão), e a procissão passou pelas estradas de Navadvipa sem nenhum medo do Kazi.

    Após um tempo, a procissão chegou à casa do Kazi, que fugiu para o andar de cima com medo da turba. Os homens ali reunidos exibam um temperamento esquentado, mas o Senhor pediu a eles que fossem pacíficos. Neste momento, o Kazi desceu, e ocorreu um belo diálogo sobre o Alcorão e os Shastras Hindus.

    O Kazi perguntou ao Senhor sobre o sacrifício de vacas, o qual é prescrito nos Vedas, e o Senhor respondeu que o sacrifício mencionado nos Vedas não é matança de vacas. Em tal sacrifício, um touro ou vaca velhos é morto para dar a ele ou ela uma nova vida pelo poder dos mantras védicos. Na Kali-yuga, entretanto, tal sacrifício de vacas é proibido devido à ausência de brâhmanas eruditos que possam conduzir a cerimônia. Na Kali-yuga, apenas a forma sankirtana de sacrifício é recomendada para todos os porpósitos práticos.

    O Kazi foi convencido pela autoridade do Senhor Caitanya e tornou-se imediatamente um seguidor do Senhor. Ele declarou que, dali em diante, ninguém poderia colocar obstáculos no caminho do movimento Hare Krishna.

    Após este incidente, o Senhor começou a pregar e propagar o sankirtana mais vigorosamente do que nunca. No decorrer do Seu trabalhode pregação, Ele ostumava enviar diariamente todos os Seus seguidores, incluindo Srila Nityananda Prabhu e Thakur Haridasa, duas figuras proeminentes do Seu grupo, para pregarem em diferentes partes. Eles iam de porta em porta e pregavam o culto do  Srimad-Bhagavatam, a ciência do amor a Krishna. Um dia, quando estavam nas ruas, os dois se depararam com dois irmãos chamados Jagai e Madhai. Nascidos como filhos de um respeitável brahmanas, os irmãos haviam caído à mais desprezível posição devido a má associação. Eles eram pervertidos de marca maior, comedores de carne, caçadores de mulheres e criminosos.

    Imediatamente, ao ficarem sabendo desses dois, Thakur Haridasa e Nityananda Prabhu decidiram que, se eles pudessem ser libertados pelo santo nome, o Senhor Caitanya seria ainda mais glorificado. Com isso em mente, eles imediatamente se aproximaram dos dois irmãos, pedindo a eles que cantassem o santo nome de Krishna. Mas os irmãos bêbados ficaram irados com isso, e atacaram Nityananda Prabhu. Nityananda Prabhu e Haridasa Thakur partiram rapidamente do local, e os bêbados os perseguiram por uma distância considerável.

    No dia seguinte, Nityananda Prabhu foi novamente os irmãos, mas, assim que se aproximou deles, foi atingido na cabeça com um pedaço de pote de barro, e o ferimento sangrou. Srila Nityananda foi tão bondoso com eles que, ao invés de protestar contra seu ato hediondo, ele disse: "não importa que vocês tenham atirado essas coisas em mim. Ainda assim, eu peço a vocês que cantem o santo nome do Senhor".

    Um dos irmãos ficou estarrecido com este comportamento de Nityananda Prabhu, e no mesmo instante, caiu a seus pés pedindo perdão por seu irmão pecaminoso. O outro estava tentando novamente ferí-lo, mas Jagai o impediu e implorou a ele que também caísse aos pés de Nityananda Prabhu.

    Enquanto isso, o Senhor, tendo ouvido sobre o ferimento de Seu devoto, correu imediatamente para o local determinado a matar a dupla, mas Nityananda Prabhu O lembrou de Sua missão - a saber, libertar as almas mais caídas de Kali-yuga. Os irmãos Jagai e Madhai foram, afinal de contas, exemplos típicos da população dos dias atuais. Por causa da intervenção de Nityananda, e devido à sua própria rendição sincera aos pés de lotus daquele devoto puro, o Senhor Caitanya foi aclamado, e os irmãos foram aceitos como devotos de Deus.

    Para este propósito de liberar a população caída de Kali-yuga, o Senhor Caitanya apareceu, e por Sua misericórdia sem causa, Ele nos deu o método simples de auto-realização - cantar o santo nome de Deus: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. E Ele disse que não há outra maneira nesta era.

    Quando o Senhor foi uma vez indagado pelo grande sannyasi Mayavadi, Prakasananda Sarasvati, quanto a qual era a razão para o Seu desvio para o movimento de sankirtana, ao invés de ocupar-Se no estudo dos Vedantas-sutras, como é o dever de um sannyasi, o Senhor respondeu muito humildemente como segue:

    "A razão de Meu desvio do estudo do Vedanta para o movimento de sankirtana é que Eu sou um grande tolo. E, porque sou um grande tolo, Meu mestre espiritual Me proibiu de brincar com a filosofia Vedanta. Ele disse que seria melhor para Mim cantar o santo nome do Senhor, e que isto me libertaria do enredamento material.

    Nesta era, não existe religião além de glorificar o Senhor proferindo Seu santo nome, e esta é a injução de todas as escrituras reveladas. Portanto, sob a ordem de Meu mestre espiritual, Eu canto o santo nome de Krishna, e agora estou louco atrás de Seu santo nome. Sempre que Eu o recito, esqueço completamente de Mim; às vezes rio, às vezes choro, e às vezes danço como um louco. Eu pensei coMigo mesmo que Eu poderia ter enlouquecido com este processo de cantar o santo nome, e portanto, perguntei sobre isso ao Meu mestre espiritual. Eu disse a ele: 'Eu fiquei louco cantando o santo nome. O que isto quer dizer? Por favor Me informe'.

    Meu mestre espiritual então Me informou que este é o verdadeiro efeito de cantar o santo nome, que ele produz emoções transcendentais, o que é uma manifestação rara. Esta emoção transcendental é o sinal do amor a Deus, a meta última da vida. O amor a Deus é transcendetal até mesmo à liberação (mukti), e sendo assim, é chamado de o quinto estágio da realização espiritual - estando acima do estágio da liberação. O resultado real de cantar o santo nome de Krishna é alcançar e estágio do amor a Deus, e foi bom que Eu tenha sido favorecido com tal benção."

    Apesar de o Senhor Caitanya ser o próprio Krishna, para nos dar exemplo, Ele Se apresentou como um grande tolo. Deus é pleno em seis opulências, incluindo todo o conhecimento, e portanto Ele nunca é tolo. Podemos, contudo, seguir o misericordioso exemplo do Senhor Caitanya e aceitar este canto com toda a determinação, e iremos dessa forma, alcançar a perfeição da vida, o amor a Deus. Está tudo ali. Nós só precisamos aceitar o que está descendo até nós na linha de sucessão discipular de Krishna e do Senhor Caitanya.

 

 Texto retirado de "O cantar de Hare Krishna". The Bhaktivedanta Book Trust - 2009.